terça-feira, 10 de agosto de 2010

Até Quando


Não sou totalmente a favor de leis, como acho que conhecem. Mas leis muitas vezes são feitas para manter as pessoas em segurança, como é o caso da lei seca. Mas será que ela faz alguma diferença na vida das pessoas? Quem bebia antes de dirigir, continua bebendo agora, salvo raros casos. A lei serviu muito mais à eles: agora tem assunto pra ser debatido no bar. Muito difícil vermos alguém deixando de dirigir embriagado após a nova lei. Faz isso quem já tinha consciência desde antes, e não é só a partir de agora que vai começar a ter.

Propagandas não chocam mais. Dados e números nunca choraram. O que chocaria seria passar por um acidente de trãnsito após beber, pois só aí entenderiam a função dessa lei, já que falar "ISSO VAI TE MATAR" não adianta. Pois é fato: quase ninguém tem medo de algo até passar pela situação ou uma semelhante. Até quando a população terá esse pensamento de que nada vai acontecer? Até quando as pessoas irão colocar a própria vida e a de outros por motivos inúteis? Até onde temos que chegar para as pessoas entenderem que não são super-homens e não podem fazer tudo que querem?

A lei está aí, e é muito útil. Serve para alertar, ou pelo menos tentar, sobre os perigos de dirigir embriagado. Tentam colocar um pouco de consciência na mente das pessoas dis perigos que elas estão passando e fazendo outras passarem, gratuitamente, mas é impossível.

Qual a necessidade de dirigir nesse estado? Mostrar que consegue, que é fodão do volante? Ou vergonha de pegar um táxi? As pessoas não deveriam se preocupar tanto com status. Vergonha é se matar e matar alguém na estrada por dirigir bêbado. Vergonha é ter coragem de colocar a família em um carro enquanto dirigem nesse estado.

Mas é a pura verdade. As pessoas que fazem isso não vão parar por causa de uma lei, enquanto não acontecer algo sério. Querem se matar, pois bem, matem-se. Mas tenham a consciência de não levar junto pessoas que ainda querem viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário